Sobre a mudança do blog de Jekyll para Hugo
Quero deixar registrado aqui que hoje tirei o dia para migrar este blog de Jekyll para Hugo, um outro gerador de sites estáticos.
O que são geradores de sites estáticos
Diferentes do WordPress e afins, onde cada página é gerada dinamicamente conforme o usuário faz uma requisição, com geradores estáticos suas páginas são todas geradas antes de serem enviadas para o servidor. Quando o usuário faz uma requisição, o servidor apenas manda esta página pronta como resposta.
Dentre as vantagens destes geradores, destacam-se maior performance e segurança para o seu site.
Um pouco de história
Durante anos quis criar um blog e cheguei a mexer com o Blogger e com o WordPress, mas foi com o Jekyll que o desejo se tornou realidade no ano passado.
Instalei, criei o site, escrevi a primeira postagem e o coloquei no ar. Foi uma realização!
Embora o Jekyll seja uma solução bastante robusta e flexível, devido a certos problemas com a minha instalação no Windows, decidi procurar alternativas.
Encontrei o Hugo, tirei um tempo para aprender o básico dele e agora este blog, 11 meses após seu inicio, foi migrado.
O Hugo é excelente, gosto da forma como as coisas foram definidas nele, mas duas coisas me chamaram mais a atenção: simplicidade na instalação e vários recursos sem a necessidade de plugins.
O porquê desta mudança agora
Uma das grandes vantagens do Jekyll é sua integração com o GitHub Pages.
Basta criar um repositório no GitHub para o código do seu site e o GitHub Pages o construirá automaticamente e o hospedará.
Sem esta integração, eu teria que construir meu site localmente e fazer o upload das páginas geradas manualmente para um servidor, seria necessário lidar com 2 coisas: o código em si e o site gerado.
Só que recentemente conheci o Netlify. Ele faz com sites usando Hugo (ou outros geradores) o que o GitHub Pages faz com o Jekyll, constrói as páginas automaticamente sempre que ele detecta uma mudança no repositório.
Com Netlify você não fica restrito ao GitHub, pois ele integra também com o GitLab e Bitbucket.
Este tipo de serviço permite um fluxo de trabalho bem legal. Você clona o repositório do site, escreve sua postagem ou realiza qualquer modificação e, quando estiver satisfeito, dá um git push
que em segundos, qualquer alteração estará online.
Experimente também
Para saber mais, visite o site oficial. A documentação é muito boa e os passos para instalação são bastante simples.
Até a próxima!